Realizar análises periódicas no mercado é importante para manter suas metas bem definidas e de acordo com as condições de concorrência, e no mercado. Sobretudo para pequenas empresas. Neste artigo vamos falar sobre a análise SWOT, uma ferramenta de gestão que tem muito a oferecer.
O que é análise SWOT?
SWOT é uma sigla usada para indicar as palavras, em inglês, Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Quem podem ser traduzidas para o português como, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa ferramenta ajuda a avaliar os ambientes interno e externo de um empreendimento, criando táticas para melhorar o seu desempenho, em mercado de concorrência acirrada.
Em relação ao ambiente interno, a análise SWOT ajuda a entender todos os processos dentro de uma empresa. Ali, serão avaliadas os pontos positivos e que devem ser mais bem explorados, e ainda as debilidades da empresa e como resolvê-las. Nesse âmbito estão relacionadas questões como conhecimentos, habilidades, recursos e afins que podem, de certa maneira, ser controlados pela empresa. Já questões que fogem à gestão interna, são conhecidas como oportunidades e/ou ameaças. Vejamos alguns exemplos:
Forças
As respostas às seguintes perguntas indicarão os pontos podem colocar sua empresa em uma situação de vantagem em relação à concorrência.
- Que atividades são mais bem realizadas?
- Quais os melhores recursos?
- Qual é a nossa maior vantagem competitiva?
- Como é o nível de engajamento dos clientes?
Fraquezas
Pode envolver os fatores que precisam ser desenvolvidos em sua empresa: mão de obra pouco qualificada e pouco engajamento, por exemplo.
Oportunidades
Análise para encontrar no mercado, ou em seu entorno, fatores que podem servir como uma chance de crescimento para sua empresa. Para isso, entender como o mercado funciona é essencial. Confira nosso outro post sobre como identificar oportunidades.
Ameaças
Do mesmo modo, são os fatores ou acontecimento que podem significar um problema para a manutenção de seus negócios. Ao identificá-los é mais fácil traçar respostas e defesas para que esse problema não venha a se concretizar.
Como utilizar as informações em sua pequena empresa?
2 respostas
Vocês são ótimos! Conteúdos sempre incríveis 🙂
Olá, Humberto! Como vai?
Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
Assine a nossa newsletter você para ficar por dentro das novidades aqui do nosso blog 😉
Até mais!