Saiba como administrar o tempo e melhore a produtividade

Consultor VHSYS

Saiba como administrar o tempo e melhore a produtividade

Tempo é dinheiro já diz o velho ditado. E nesse mundo acelerado é necessário aprender a administrar seu tempo para melhorar a produtividade do trabalho, a qualidade de vida e ainda conseguir resultados mais positivos. Parece difícil? Para ajudá-lo, trouxemos umas dicas para economizar tempo. Confira!

Planilha de horas trabalhadas e horas extras download

Organize seu espaço de trabalho: deixe em sua mesa, apenas o essencial. Lembre-se de deixar tudo o que for necessário ao seu trabalho acessível. Seu espaço de trabalho deve ser o mais “limpo” possível, para evitar distrações e ajudar no cumprimento de duas atividades.

Determine tempo máximo para cada atividade: para gerenciar seu tempo de maneira mais precisa, uma boa alternativa é definir um teto máximo para cada responsabilidade. Assim, evita-se procrastinação e protelamentos. Inclua um tempo para imprevistos e interrupções.

Faça os trabalhos por ordem de dificuldade: uma maneira de ajudar a organizar seu tempo e as atividades é começar a “se livrar” logo daquelas que podem ser um empecilho para o seu planejamento.

Inclua as atividades rotineiras em seu contador de tempo: lembre-se de indicar qual tempo é necessário para atividades cotidianas de uma empresa como responder e-mail, conversas com a equipe, verificação de relatórios e afins. Sabendo como e onde investe seu tempo é mais fácil para se organizar.

Define um horário para não ser perturbado: nesse período concentre-se nas atividades mais dispendiosas. Converse com sua equipe e deixe claro que neste momento você só pode ser interrompido por emergências.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Separe períodos para descanso: um erro comum é a sobrecarga de trabalho. Não parar para descansar, ao contrário do que pode parecer, é uma péssima ideia para a produtividade. Isso porque o corpo começa a responder menos, o profissional se torna irritadiço e as chances de não conseguir resolver os problemas da maneira mais simples crescem.

Podemos resumir todas as dicas de controle de tempo a uma: controle de expectativas. Isso significa definir que atividades devem ser realizadas, num período determinado de tempo, causando o menor esforço possível. Exatamente isso, trabalhar menos e melhor é o segredo. Outra questão importante é aprender a delegar funções, um bom líder saber indicar as atividades mais adequadas a cada profissional, sem se sobrecarregar e sem pesar nas atividades de seus subordinados.

Em sua empresa que práticas de gestão de tempo têm sido empregadas? Comente conosco.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações