A importância em adaptar sua empresa para a Era Mobile

Consultor VHSYS

A importância de adaptar sua empresa para a era mobile

Se você olhar ao seu redor agora, provavelmente irá se deparar com alguém utilizando um smartphone, certo? (Ou talvez você mesmo esteja lendo este artigo pelo celular). A cada dia aumenta o número de pessoas utilizando a internet pelo smartphone de forma integral, ou seja, substituindo o próprio computador pelo aparelho móvel.

Os números não nos deixam mentir: Segundo o Google, entre os meses de maio de 2014 e 2015 o aumento de usuários conectados aos seus dispositivos subiu de 13,94% para 29,51%. Outro levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas revelou que o número de smartphones em uso no Brasil já passou o número de computadores e tablets (154 milhões contra 152 milhões).

Com essa mudança no comportamento do usuário, o empresário que não se adaptar corre um sério risco de perder espaço no mercado, veja abaixo as vantagens e a importância da sua empresa se adaptar a era mobile:

Site quebrado: A porta de saída do seu cliente

Você é dono de uma loja de roupas e percebe que os clientes ao passar pela vitrine expressam um interesse pelos produtos ofertados, entram na loja e, em menos de 1 minuto, saem sem sequer avaliar os produtos, frustrante né? Quando você sai da loja e vê ela da perspectiva do cliente, percebe o problema: Sua loja está toda bagunçada, roupas espalhadas, preços misturados, um caos. Fica claro o motivo da falta de interesse do seu público, certo? O produto não está sendo exibido da maneira que você esperava. No ambiente online isso não é diferente.

Se a sua empresa desenvolveu o site antes de 2011 – inicio do momento de ascensão dos smartphones, e não fez atualizações na estrutura dele desde então, é bem provável que a experiência do usuário mobile nele seja negativa. É o exemplo que citamos acima da loja bagunçada, como o site não foi preparado para outras resoluções de tela, diversos problemas podem ocorrer ao acessa-lo via celular:

  • Textos quebrados
  • Imagens com resoluções baixas
  • Botões e menus inacessíveis
  • Formulários defeituosos

Para resolver esse problema e colocar seu site em ordem, é necessário adapta-lo e torna-lo funcional seja no celular, tablet ou computador. É o que chamamos de site responsivo. O site responsivo se adapta automaticamente de acordo com o dispositivo que o usuário está utilizando, dessa forma todo o conteúdo do seu site será exibido de forma clara para seu usuário.

Com uma solução responsiva, o site da sua empresa redimensionará automaticamente de acordo com o dispositivo escolhido pelo usuário.

Com uma solução responsiva, o site da sua empresa redimensionará automaticamente de acordo com o dispositivo escolhido pelo usuário.

As vantagens de migrar para o responsivo também se estendem economicamente falando. Hoje em dia é inviável manter um site para cada tipo de dispositivo visto a grande variedade de smartphones, tablets e notebooks disponíveis no mercado com resoluções diferentes. Com uma versão responsiva você economiza tempo e dinheiro com manutenção e equipe. Imagine ter que iniciar um novo projeto do seu site toda vez que uma marca grande, como a Samsung, por exemplo, lançar uma nova linha de aparelhos? 🙁

Proporcionar a melhor experiência para o usuário: Servir bem para servir sempre!

Com o avanço da tecnologia, o usuário não espera que seu site seja apenas um cartão de visita ou uma vitrine dos seus produtos ou serviços. Ele espera uma experiência única, fácil e acima de tudo intuitiva.

É preciso entender que em uma plataforma mobile existem limitações de espaço se comparar a um desktop, então, na hora de desenvolver seu site responsivo você precisará levar em consideração como será a experiência do usuário nas mais variadas plataformas. Não é uma tarefa fácil, mas se bem executada e com o auxilio de profissionais bem preparados, serão altas as chances de o usuário voltar e indicar positivamente para outros usuários, é um esforço que vale a pena!

Além da retenção do cliente, uma versão mobile também fará sua empresa se posicionar melhor nos buscadores. O próprio Google privilegia em seus resultados de busca sites responsivos, justamente para oferecer uma rica experiência para o usuário.

Adaptar-se a era mobile só vai trazer vantagens e resultados positivos para sua empresa. Se o seu negócio ainda não tem uma solução mobile, a dica é iniciar o quanto antes seu projeto de adaptação e não ficar para trás no mercado, não deixe que uma má experiência faça você perder vendas! 😉


O VHSYS é o Sistema de Gestão Online parceiro do seu negócio. Você sempre tem soluções e ferramentas que contribuem no desenvolvimento e crescimento da sua empresa. Teste por 7 dias totalmente grátis. Clique Aqui e conheça todas as funcionalidades.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações