Desde os últimos segundos de Os Vingadores: Guerra Infinita, os fãs da Marvel já estavam ansiosos pelo último filme da história, que estreia dia 25.
Desde 2008, a Marvel vem lançando os filmes de seus heróis dos quadrinhos e até quem não é fã das histórias de Stan Lee, tem um personagem favorito.
Um deles é o Homem de Ferro (que é o meu preferido também). O primeiro filme do herói Tony Stark foi lançado em 2008 e dividiu a opinião de quem o assistiu. Isso, porque alguns odeiam e outros amam o gênio, bilionário, playboy e filantropo.
Muitas pessoas que não leram os quadrinhos, podem não saber que o personagem foi criado com esse objetivo. Ele realmente nasceu com uma conduta muito diferente dos outros heróis que conhecemos, como o Capitão América, por exemplo.
Como todos que assistiram ou leram os quadrinhos sabem, Tony Stark também é empresário. Após a morte de seus pais, ele passou a ser o dono das Indústrias Stark.
Ao longo dos filmes não só do herói, mas também nos Vingadores, Stark passa por uma evolução muito grande como pessoa, empresário e defensor do mundo. E, sabia que o empreendedor tem muito a aprender com toda a evolução de Tony Stark?
Neste post, vamos te mostrar 5 lições de empreendedorismo que se pode aprender assistindo o Homem de Ferro salvando o mundo por aí. Confira!
Estratégia
Mesmo não trabalhando bem em equipe (Capitão América, que o diga), Tony Stark é brilhante.
Usando a tecnologia a seu favor, ele sempre desenvolve o melhor produto, junto com a melhor estratégia. Stark é aquela pessoa que não dá um passo que não seja calculado.
É possível perceber isso, quando desenvolve sua armadura. Ele cria um protótipo em uma caverna, com pouquíssima tecnologia e depois de sair de lá, não para de desenvolvê-la.
Todo empreendedor é assim. Quando acredita no potencial de seu produto, cria diversas estratégias não só de venda, mas de desenvolvimento. Assim, sempre consegue traçar objetivos de maneira eficiente e entregar a melhor solução aos clientes.
Renovação
Em um dos filmes do Homem de Ferro, Stark percebe o mal que sua empresa está causando, com a venda de armamentos.
Desta forma, decide parar de vender armas. Portanto, passa a usar o potencial de sua indústria para desenvolver inovações tecnológicas e também energias renováveis. Afinal, Stark criou um novo elemento químico para substituir o Palladium de seu reator Arc.
Como todos lembram, ele estava morrendo pelos efeitos causados pelo Palladium. Por que ele não usaria isso em benefício das pessoas, não é mesmo?
Qualquer gestor também precisa se renovar. É preciso olhar para novos horizontes, entender as necessidades atuais e futuras do mercado para se adaptar. Mudar um modelo de negócio muitas vezes é fundamental para que a empresa cresça ainda mais.
Sempre se questione: “Se algo não está dando certo, como posso solucionar tal problema?”.
Já pensou se Tony Stark tivesse desistido de viver? Não teríamos mais um elemento químico no mundo 😉
Marketing pessoal
Quem é que não vibra quando Tony Stark está apresentado uma nova tecnologia. É um show a parte não é mesmo?
Tony entende muito bem de tecnologia e da funcionalidade que criou. Ainda, sabe promover muito bem o quanto o novo produto é essencial para o mercado.
Além disso, ele sabe falar muito bem e se posicionar quando é preciso. Não é a toa que o personagem se tornou o vingador mais popular. Ele sabe de verdade como vender seu peixe.
Com a marca de sua empresa não é diferente. Você precisa saber se posicionar muito bem, para que as pessoas entendam seu objetivo e a importância de seu produto.
Você também precisa gerenciar muito bem as crises. Em um dos filmes do Homem de Ferro, ele se defende de seu maior concorrente e também da bancada do governo com diversos argumentos. E claro, leva a melhor!
Reconheça seus erros
São dos erros que surgem os acertos, não é mesmo? Assim, acontece em toda a trajetória de Tony Stark. Por ser uma pessoa muito difícil de lidar, ele precisou se adaptar às circunstâncias para poder salvar o mundo.
Como Tony é extremamente realista, ele aceita seus erros. Foram a partir deles que ele desenvolveu sua armadura e demais tecnologias que vemos nos filmes. Afinal, você não acha que foi em apenas uma tentativa que ele acertou seus códigos e fórmulas, né?
Ele também errou como pessoa em diversos momentos. E, logicamente, reconheceu isso perante aos seus amigos. A Pepper já nem lembra mais quantas vezes perdoou o Tony!
Em uma empresa, é muito importante que os erros sejam reconhecidos. Sejam eles cometidos pela mais alta gestão ou pelos colaboradores.
É com eles que se gera aprendizado e toda uma área pode ser melhorada, por consequência. Quem busca eficiência, encontrará diversos erros no caminho. O mais importante é você saber o que fazer com eles.
Bom humor
Tony Stark não é adorado apenas pela sua armadura e por salvar o mundo. Mas, porque sempre se mantém bem humorado.
Por mais situações difíceis que ele enfrente, sempre consegue fazer uma observação engraçada sobre ela. Isso torna as coisas muito mais leves, não é mesmo?
Quem não riu na cena em que Steve Rogers pergunta a Tony: “Grande homem em um traje de armadura. Tire isso, o que é você?”.
Stark responde: “Gênio, bilionário, playboy, filantropo”.
Ser engraçado é algo que pertence a Tony, e com certeza de alguma forma deve pertencer a você também.
Ter um negócio pode ser extremamente estressante. Tente deixar a sua rotina mais leve sempre que possível. Aproveite situações e ria de si mesmo, junto com seus colegas e funcionários. Pode ter certeza que seu dia-a-dia vai ser mais leve e qualquer desafio será muito mais fácil de cumprir.
Sou suspeita para falar, mas Stark é apaixonante, não é mesmo?
O que você mais gosta no Tony Stark? Conta para a gente aqui nos comentários 😉
Abaixo temos mais dicas em nosso canal do youtube ‘Fecha o Caixa’ que podem te ajudar nesta trajetória empreendedora.