5 lições de empreendedorismo de Tony Stark

Bruna Wagner

Desde os últimos segundos de Os Vingadores: Guerra Infinita, os fãs da Marvel já estavam ansiosos pelo último filme da história, que estreia dia 25.

Desde 2008, a Marvel vem lançando os filmes de seus heróis dos quadrinhos e até quem não é fã das histórias de Stan Lee, tem um personagem favorito.

Um deles é o Homem de Ferro (que é o meu preferido também). O primeiro filme do herói Tony Stark foi lançado em 2008 e dividiu a opinião de quem o assistiu. Isso, porque alguns odeiam e outros amam o gênio, bilionário, playboy e filantropo.

Muitas pessoas que não leram os quadrinhos, podem não saber que o personagem foi criado com esse objetivo. Ele realmente nasceu com uma conduta muito diferente dos outros heróis que conhecemos, como o Capitão América, por exemplo.

lições empreendedorismo Tony Stark

Como todos que assistiram ou leram os quadrinhos sabem, Tony Stark também é empresário. Após a morte de seus pais, ele passou a ser o dono das Indústrias Stark.

Ao longo dos filmes não só do herói, mas também nos Vingadores, Stark passa por uma evolução muito grande como pessoa, empresário e defensor do mundo. E, sabia que o empreendedor tem muito a aprender com toda a evolução de Tony Stark?

Neste post, vamos te mostrar 5 lições de empreendedorismo que se pode aprender assistindo o Homem de Ferro salvando o mundo por aí. Confira!

Estratégia

Mesmo não trabalhando bem em equipe (Capitão América, que o diga), Tony Stark é brilhante.

Usando a tecnologia a seu favor, ele sempre desenvolve o melhor produto, junto com a melhor estratégia. Stark é aquela pessoa que não dá um passo que não seja calculado.

É possível perceber isso, quando desenvolve sua armadura. Ele cria um protótipo em uma caverna, com pouquíssima tecnologia e depois de sair de lá, não para de desenvolvê-la.

Todo empreendedor é assim. Quando acredita no potencial de seu produto, cria diversas estratégias não só de venda, mas de desenvolvimento. Assim, sempre consegue traçar objetivos de maneira eficiente e entregar a melhor solução aos clientes.

lições empreendedorismo Tony Stark

Renovação

Em um dos filmes do Homem de Ferro, Stark percebe o mal que sua empresa está causando, com a venda de armamentos.

Desta forma, decide parar de vender armas. Portanto, passa a usar o potencial de sua indústria para desenvolver inovações tecnológicas e também energias renováveis. Afinal, Stark criou um novo elemento químico para substituir o Palladium de seu reator Arc.

lições empreendedorismo Tony Stark

Como todos lembram, ele estava morrendo pelos efeitos causados pelo Palladium. Por que ele não usaria isso em benefício das pessoas, não é mesmo?

Qualquer gestor também precisa se renovar. É preciso olhar para novos horizontes, entender as necessidades atuais e futuras do mercado para se adaptar. Mudar um modelo de negócio muitas vezes é fundamental para que a empresa cresça ainda mais.

Sempre se questione: “Se algo não está dando certo, como posso solucionar tal problema?”.

Já pensou se Tony Stark tivesse desistido de viver? Não teríamos mais um elemento químico no mundo 😉

Marketing pessoal

Quem é que não vibra quando Tony Stark está apresentado uma nova tecnologia. É um show a parte não é mesmo?

lições empreendedorismo Tony Stark

Tony entende muito bem de tecnologia e da funcionalidade que criou. Ainda, sabe promover muito bem o quanto o novo produto é essencial para o mercado.

Além disso, ele sabe falar muito bem e se posicionar quando é preciso. Não é a toa que o personagem se tornou o vingador mais popular. Ele sabe de verdade como vender seu peixe.

Com a marca de sua empresa não é diferente. Você precisa saber se posicionar muito bem, para que as pessoas entendam seu objetivo e a importância de seu produto.

Você também precisa gerenciar muito bem as crises. Em um dos filmes do Homem de Ferro, ele se defende de seu maior concorrente e também da bancada do governo com diversos argumentos. E claro, leva a melhor!

lições empreendedorismo Tony Stark

Reconheça seus erros

São dos erros que surgem os acertos, não é mesmo? Assim, acontece em toda a trajetória de Tony Stark. Por ser uma pessoa muito difícil de lidar, ele precisou se adaptar às circunstâncias para poder salvar o mundo.

Como Tony é extremamente realista, ele aceita seus erros. Foram a partir deles que ele desenvolveu sua armadura e demais tecnologias que vemos nos filmes. Afinal, você não acha que foi em apenas uma tentativa que ele acertou seus códigos e fórmulas, né?

Ele também errou como pessoa em diversos momentos. E, logicamente, reconheceu isso perante aos seus amigos. A Pepper já nem lembra mais quantas vezes perdoou o Tony!

lições empreendedorismo Tony Stark

Em uma empresa, é muito importante que os erros sejam reconhecidos. Sejam eles cometidos pela mais alta gestão ou pelos colaboradores.

É com eles que se gera aprendizado e toda uma área pode ser melhorada, por consequência. Quem busca eficiência, encontrará diversos erros no caminho. O mais importante é você saber o que fazer com eles.

Bom humor

Tony Stark não é adorado apenas pela sua armadura e por salvar o mundo. Mas, porque sempre se mantém bem humorado.

Por mais situações difíceis que ele enfrente, sempre consegue fazer uma observação engraçada sobre ela. Isso torna as coisas muito mais leves, não é mesmo?

Quem não riu na cena em que Steve Rogers pergunta a Tony: “Grande homem em um traje de armadura. Tire isso, o que é você?”.

Stark responde: “Gênio, bilionário, playboy, filantropo”.

lições empreendedorismo Tony Stark

Ser engraçado é algo que pertence a Tony, e com certeza de alguma forma deve pertencer a você também.

Ter um negócio pode ser extremamente estressante. Tente deixar a sua rotina mais leve sempre que possível. Aproveite situações e ria de si mesmo, junto com seus colegas e funcionários. Pode ter certeza que seu dia-a-dia vai ser mais leve e qualquer desafio será muito mais fácil de cumprir.

Sou suspeita para falar, mas Stark é apaixonante, não é mesmo?

O que você mais gosta no Tony Stark? Conta para a gente aqui nos comentários 😉

lições empreendedorismo Tony Stark

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Bruna Wagner
Sobre o autor
Bruna Wagner
Jornalista por formação, começou a atuar com comunicação e marketing durante a faculdade. É apaixonada por produzir conteúdos ricos que ajudam empresários a chegar ao sucesso com seu negócio. Atua como Assistente de Conteúdo, na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações