5 dicas para se tornar um bom líder

Jorge

5 Dicas para se tornar um bom líder.

Você já deve ter escutado a seguinte expressão “Uma pessoa nasce com a capacidade de liderar uma equipe”. Entretanto, com o passar dos anos notamos que essa é uma afirmação equivocada.

Em um mercado cada vez mais seletivo, tornar-se um bom líder não é uma tarefa fácil, contudo, com muita disciplina e seguindo alguns conselhos, esse caminho poderá ser menos árduo. Pensando nisso, preparamos cinco dicas imprescindíveis para quem deseja se tornar um grande líder.

A arte de um bom Feedback

Todos nós gostamos de saber como está o nosso desempenho, não é mesmo? Desta forma, realizando reuniões periódicas e utilizando o feedback, o líder poderá expor à sua equipe quais os pontos positivos e os que devem ser melhor trabalhados.

Uma opção para melhorar o dinamismo durante essas reuniões é utilizar o método “one to one”, que basicamente é uma reunião particular com cada membro da equipe, “um a um” em que o gestor tem a oportunidade de realizar perguntas mais objetivas e diretas, como por exemplo, perguntar o que a pessoa mais gosta no trabalho e quais são os aspectos mais frustrantes do dia a dia. Além de ser uma conversa mais franca, o método possibilita uma apresentação mais detalhada dos resultados individuais, contribuindo para uma melhor compreensão dos objetivos e metas do colaborador.

Entenda os limites e trabalhe no desenvolvimento individual

Entenda os limites e trabalhe no desenvolvimento individual

Compreender a capacidade de sua equipe e trabalhar para que seus colaboradores sintam-se estimulados a todo momento é a receita básica para se tornar um bom líder. Além do ambiente ficar mais tranquilo, o colaborador se sentirá ainda mais motivado para buscar a cada dia mais a sua melhor performance.

Fazer com que seus colaboradores superem os objetivos a cada dia, deverá ser o seu principal foco. Mostrar experiências passadas, questionar os objetivos e tomar algumas decisões em conjunto contribui para isso, e ainda desperta a vontade de seu colaborador ultrapassar os limites.

Seja acessível e transmita segurança

Aquela figura de que um líder é uma pessoa intimidadora e fechada já não faz mais parte do atual cenário corporativo. Os grandes lideres procuram sempre motivar sua equipe, trabalhando cada dia mais em manter um relacionamento mais próximo de todos os seus colaboradores.

Encorajar sua equipe para que se sintam livres para  apresentarem novas ideias e opiniões, faz parte da rotina e é um dos grandes pilares para tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso, seguro e recheados de ideias.

Saiba se expressar

Delegar tarefas, manter a atenção de todos com os objetivos da empresa e saber se expressar são alguns dos pontos importantes que devem ser trabalhados. Seja bastante comunicativo e de fácil acesso, ficar fechado em uma sala todo o expediente, criar barreiras e centralizar todas as demandas não colaboram em nada com a comunicação. Além de afastar todos, está atitude irá afetar diretamente o desempenho da equipe.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Planejamento e organização

Como a tarefa de um líder muitas vezes é controlar para que todo o processo ocorra normalmente, planejamento e organização são as grandes essências para essa função, agregado a um monitoramento mais sistêmico, avaliando e confrontando as atividades de cada um e sempre compartilhar feedbacks e conhecimentos com certeza farão com que os trabalhos sejam cada vez mais orgânicos e eficientes. Vale o teste!

E você, tem mais algumas dica para se tornar um bom líder? Comente conosco! 🙂

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações