Entre tantas etapas, rotinas e documentações, às vezes fica difícil para o prestador de serviço conseguir apresentar de forma clara seu produto. É nesse momento que uma boa proposta comercial é a maneira perfeita de adquirir potenciais clientes.
Mostrar todo o potencial do seu produto ou serviço é crucial para despertar o interesse do público, certo? Mas como fazer uma proposta comercial que apresente todos os benefícios do seu produto sem ficar massivo e desinteressante? Listamos 5 dicas que você não pode deixar de fora na hora de desenvolver sua proposta comercial, veja!
Conheça seu cliente em potencial
Ter um template padrão da sua proposta comercial é importante e recomendado, afinal, dependendo do volume de clientes em potencial, ficará inviável criar uma proposta diferente para cada cliente. Isso não quer dizer que você não pode fazer alterações nela de acordo com a necessidade imposta pelo seu potencial cliente, muito pelo contrário! Conhecer as necessidades dele e alinha-las com o que seu produto ou serviço tem a oferecer ajudará você a cortar etapas e fechar negócios com mais agilidade.
Aparência não é tudo, mas ajuda!
“De que adiantar ter beleza e não ter conteúdo?” O ditado faz sentido, mas quem disse que não dá para ter os dois? 😉
O conteúdo que você irá inserir na sua proposta comercial é extremamente importante (e já vamos falar sobre isso), mas se preocupar com a aparência do documento também fará você ganhar pontos preciosos.
Que tal investir em um papel timbrado ou invés do convencional? Além de demonstrar um profissionalismo maior também deixa o documento mais elegante.
Outra dica é a inserção da logo, lembre-se sempre de verificar se ela está em alta qualidade antes de imprimir. Essa dica também se estende para imagens e gráficos que você julgar necessário inserir na proposta comercial, preze sempre por alta resolução e, se necessário, tratamento de cores e design, inserir imagens distorcidas ou de baixa qualidade fará você perder todo o apoio visual da sua proposta.
Conteúdo relevante: O tempo vale ouro!
Agora entramos na parte crucial, o conteúdo da proposta comercial. Normalmente o documento segue um padrão composto por: identificação do contratante, do cliente e do serviço, sumário, apresentação da empresa, objetivos, metodologia, escopo, cronogramas, valores e, por fim, anexos.
Nesse momento é importante encontrar o equilíbrio entre informações e relevância. Muitos prestadores de serviço cometem o erro de inserir todas as informações sobre o seus serviços, empresa, dados técnicos e muito mais sem nenhum tipo de filtro. Lembre-se: Tempo vale ouro!

É preciso avaliar o que deve ou não entrar na sua proposta, e novamente, levar em consideração as necessidades do cliente. Por exemplo, vamos supor que você tem um sistema de controle de entrada mercadorias e está o oferecendo para um cliente que possui um pequeno negócio, sem uma equipe com conhecimento em TI, nesse caso é interessante inserir toda a parte técnica dentro da proposta comercial ou é simplesmente mostrar como os benefícios do sistema irão ajudar ele a organizar as entradas? Com certeza, a segunda opção!
Muitas vezes, sua proposta estará numa pilha com diversas outras propostas de concorrentes, o que fará a sua se destacar em meio a essa pilha? O conteúdo relevante. Simplifique etapas, seja criativo e não tenha medo de sair do padrão!
3ps: Preços, pagamentos e prazos
Tudo está ótimo, bela apresentação, conteúdo relevante, o cliente já está apaixonado pelo seu produto/serviço, é nesse momento que ele chegará a três perguntas: “Quanto custa?” “Como eu posso pagar?” e “Quando eu recebo?”.
Esses três fatores não podem faltar na sua proposta comercial, certifique-se de ser claro quanto a preços (incluindo possíveis reajustes, multas etc.), as formas de pagamento e o prazo para conclusão do serviço ou entrega do produto. Dessa forma, tanto você como seu cliente ficam livres de mal-entendidos futuros.
Contato e feedback: o “não” pode virar “sim”
A última etapa! O cliente aprovou sua proposta comercial, como proceder? Insira todos os contatos de retorno possíveis, não o deixe esperando na linha justo no momento de fechamento. Se possível, insira um contato pessoal e outras formas online também (Skype, Whatsapp, Slack etc).
Por outro lado, o cliente pode recusar sua proposta por diversos motivos. Nesse momento, adquirir um feedback do mesmo ajudará você a corrigir possíveis falhas na sua proposta e até mesmo melhorias para resgatar esse mesmo cliente. Tenha em mente: nem sempre um “não” é definitivo 🙂
Até a próxima! 😀