5 dicas para montar uma proposta comercial de sucesso!

Fernando

5 dicas para montar uma proposta comercial de sucesso!

Entre tantas etapas, rotinas e documentações, às vezes fica difícil para o prestador de serviço conseguir apresentar de forma clara seu produto. É nesse momento que uma boa proposta comercial é a maneira perfeita de adquirir potenciais clientes.

Mostrar todo o potencial do seu produto ou serviço é crucial para despertar o interesse do público, certo? Mas como fazer uma proposta comercial que apresente todos os benefícios do seu produto sem ficar massivo e desinteressante? Listamos 5 dicas que você não pode deixar de fora na hora de desenvolver sua proposta comercial, veja!

Conheça seu cliente em potencial

Conheça seu cliente em potencialTer um template padrão da sua proposta comercial é importante e recomendado, afinal, dependendo do volume de clientes em potencial, ficará inviável criar uma proposta diferente para cada cliente. Isso não quer dizer que você não pode fazer alterações nela de acordo com a necessidade imposta pelo seu potencial cliente, muito pelo contrário! Conhecer as necessidades dele e alinha-las com o que seu produto ou serviço tem a oferecer ajudará você a cortar etapas e fechar negócios com mais agilidade.

Aparência não é tudo, mas ajuda!

“De que adiantar ter beleza e não ter conteúdo?” O ditado faz sentido, mas quem disse que não dá para ter os dois? 😉

O conteúdo que você irá inserir na sua proposta comercial é extremamente importante (e já vamos falar sobre isso), mas se preocupar com a aparência do documento também fará você ganhar pontos preciosos.

Que tal investir em um papel timbrado ou invés do convencional? Além de demonstrar um profissionalismo maior também deixa o documento mais elegante.

Outra dica é a inserção da logo, lembre-se sempre de verificar se ela está em alta qualidade antes de imprimir. Essa dica também se estende para imagens e gráficos que você julgar necessário inserir na proposta comercial, preze sempre por alta resolução e, se necessário, tratamento de cores e design, inserir imagens distorcidas ou de baixa qualidade fará você perder todo o apoio visual da sua proposta.

Conteúdo relevante: O tempo vale ouro!

Agora entramos na parte crucial, o conteúdo da proposta comercial. Normalmente o documento segue um padrão composto por: identificação do contratante, do cliente e do serviço, sumário, apresentação da empresa, objetivos, metodologia, escopo, cronogramas, valores e, por fim, anexos.

Nesse momento é importante encontrar o equilíbrio entre informações e relevância. Muitos prestadores de serviço cometem o erro de inserir todas as informações sobre o seus serviços, empresa, dados técnicos e muito mais sem nenhum tipo de filtro. Lembre-se: Tempo vale ouro!

Conteúdo relevante: O tempo vale ouro!

Filtre o conteúdo da sua proposta comercial e economize seu tempo e do seu cliente!

É preciso avaliar o que deve ou não entrar na sua proposta, e novamente, levar em consideração as necessidades do cliente. Por exemplo, vamos supor que você tem um sistema de controle de entrada mercadorias e está o oferecendo para um cliente que possui um pequeno negócio, sem uma equipe com conhecimento em TI, nesse caso é interessante inserir toda a parte técnica dentro da proposta comercial ou é simplesmente mostrar como os benefícios do sistema irão ajudar ele a organizar as entradas? Com certeza, a segunda opção!

Muitas vezes, sua proposta estará numa pilha com diversas outras propostas de concorrentes, o que fará a sua se destacar em meio a essa pilha? O conteúdo relevante. Simplifique etapas, seja criativo e não tenha medo de sair do padrão!

3ps: Preços, pagamentos e prazos

Tudo está ótimo, bela apresentação, conteúdo relevante, o cliente já está apaixonado pelo seu produto/serviço, é nesse momento que ele chegará a três perguntas: “Quanto custa?” “Como eu posso pagar?” e “Quando eu recebo?”.

Esses três fatores não podem faltar na sua proposta comercial, certifique-se de ser claro quanto a preços (incluindo possíveis reajustes, multas etc.), as formas de pagamento e o prazo para conclusão do serviço ou entrega do produto. Dessa forma, tanto você como seu cliente ficam livres de mal-entendidos futuros.

Contato e feedback: o “não” pode virar “sim”

Insira outras formas de contato na sua proposta comercialA última etapa! O cliente aprovou sua proposta comercial, como proceder? Insira todos os contatos de retorno possíveis, não o deixe esperando na linha justo no momento de fechamento. Se possível, insira um contato pessoal e outras formas online também (Skype, Whatsapp, Slack etc).

Por outro lado, o cliente pode recusar sua proposta por diversos motivos. Nesse momento, adquirir um feedback do mesmo ajudará você a corrigir possíveis falhas na sua proposta e até mesmo melhorias para resgatar esse mesmo cliente. Tenha em mente: nem sempre um “não” é definitivo 🙂

Até a próxima! 😀

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações