5 dicas para melhorar o controle financeiro do MEI

Consultor VHSYS

5 dicas para melhorar o controle financeiro do MEI

O controle financeiro entre as micro e pequenas empresas, assim como o do microempreendedor individual, têm que ser rigoroso, isso porque qualquer brecha pode ser fatal. Investir tempo e atenção para organizar as finanças é necessário. E neste artigo vamos falar sobre práticas efetivas de controle financeiro para MEI e pequenas empresas. Enumeramos 5 pontos que são cruciais para sua empresa. Confira!

 Planilha Fluxo de Caixa - Download

Finanças pessoais x finanças empresariais

Um dos primeiros movimento ao começar o planejamento de uma empresa particular é a separação entre as finanças pessoais e as finanças da empresa. O caixa da empresa deve ser usado para as questões da empresa e o seu dinheiro para as suas coisas. Para evitar confusões organize-se com um “salário”, correspondente à função de administrador. Desse modo, suas contas pessoais são pagas com esse montante. E as da empresa com o dinheiro da empresa.

Controle de estoque

Para garantir que suas vendas e lucros cresçam o controle de estoque é imprescindível. Se seu estoque está parado, seu dinheiro também está. Invista em promoções para colocar os produtos em circulação.

Sistema de gestão

Uma maneira de fazer com que a gestão financeira do MEI seja mais transparente é adotar um sistema de gestão. Por que? Um software ajudará a fazer os controles de entrada e saída de seu estoque, e do caixa. Além disso, ele integra todas as áreas da empresa, emite nota fiscal, relatórios entre outras funções. Investir em um programa desses é economizar dinheiro e tempo. Confira aqui todos os recursos do sistema de gestão empresarial VHSYS.

Cuidado com os empréstimos

Para conseguir o dinheiro necessário para sua empresa procure por orgãos e agências com taxas baixas. A pesquisa é essencial nesse processo, só assim será possível conseguir negociar, quando necessário. O BNDES e a Caixa Econômica Federal possuem taxas acessíveis, além de programas especiais para empreendedores. Pesquise!

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Planejamento

Não existe empresa que prospere sem levar o planejamento muito bem controlado. Para isso crie rotinas, como anotar todas as entradas e saídas da empresa, organize as informações por ordem de importância e cronologicamente. Desse modo, quando precisar recorrer a um empréstimo ou rever algum ponto será mais fácil. Aqui também o sistema de gestão faz toda a diferença.

Alguma outra dica importante? Comente e compartilhe conosco.

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS