5 conselhos para se tornar um empreendedor de alto impacto

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Empreendedor Impacto

Não existe receita para criar um negócio bem sucedido e inovador, mas algumas características dos empreendedores podem dar sinais de que suas chances são maiores. Essa é a conclusão de um estudo da Endeavor, lançado recentemente em formato de e-book, e criado a partir de entrevistas com os empreendedores cujas empresas mais cresceram.

Os empreendedores de sucesso, além de terem em comum cinco características fundamentais, têm ambição e capacidade de prever tendências de mercado, diz a Endeavor. Segundo a pesquisa, eles, por fazerem as coisas com paixão, também conseguem resultados melhores por oferecer ao mercado inovações. Outra característica: esses profissionais de sucesso são grandes executores e sempre agem norteados pela ética e profissionalismo.

Confira abaixo quais as cinco características de um empreendedor de alto impacto.

1 – Comece com o que você já conhece

Segundoa Endeavor, as melhores ideias de negócio costumam ser de conhecimento do empreendedor. Ou seja, ao invés de buscar uma ideia extremamente inovadora, ele deve inovar em algo que tenha experiência e conhecimento. “Os empreendedores podem identificar vantagens competitivas em uma indústria e receber feedbacks mais rápido quando eles já conhecem essa indústria e os potenciais consumidores”, afirma o estudo. Segundo a Endeavor, 94% desses empreendedores tinham as seguintes caraterísticas:

– O negócio estava em um mercado ou indústria que o empreendedor já conhecia
– O negócio usava habilidades que o empreendedor já havia adquirido
– O empreendedor já tinha proximidade suficiente com os consumidores para engajá-los desde cedo e com frequência

2 – Comece pequeno, mas sonhe grande

Todas as empresas mais admiradas, como Google ou Facebook, começaram em mercados locais. Mas se o empreendedor não pensar desde o início em como terá um impacto global, seu negócio não irá deslanchar. O desafio é construir algo forte com o foco local e entãopartir para o jogo global. Da lista dos melhores empreendedores da Endeavor, 74% focaram em ter sucesso localmente no começo, mas desenharam seus negócios de forma que fosse possível expandir globalmente no futuro.

3 – Não se prenda ao plano de negócio

De acordo com a Endeavor, alguns dos empreendedores mais renomados nunca escreveram um plano de negócio. Para eles, traçar um roteiro faz com que os empreendedores reflitam sobre os aspectos fundamentais do negócio, mas o comprometimento com o que está descrito no plano torna difícil a adaptação do negócio à realidade ou faz com que oportunidades não contempladas sejam desperdiçadas. O conselho é ter flexibilidade em relação ao plano de negócios, porque ele vai mudar rapidamente. Quando o Google surgiu, por exemplo, não sabia que a venda de palavras-chave para marketing digital seria seu modelo de negócio. Do grupo de seus melhores empreendedores, a Endeavor afirma que 71% deles não escreveram um plano de negócios. Além disso, dentre todos os empreendedores entrevistados, 80% fizeram mudanças nos seus planos de negócios ainda na fase de startup. “Esses resultados mostram que os empreendedores precisam ter um conceito bruto de estratégias para o futuro; mesmo assim, não devem colocar no papel coisas que podem mudar em questão de minutos”, afirma o estudo.

4 – Procure investimentos e ganhe conselhos

Como os empreendedores não conseguem fazer tudo sozinhos, atrair investidores e conselheiros os ajuda a evitar riscos para os negócios. Muitas vezes, as orientações valem até mais que eventuais recursos aportados. O estudo menciona o empreendedor e investidor Jeff Bussgang, sócio do fundo Flybridge e fundador do site seeingbothsides.com. Ele afirma que investidores “são animais da busca por padrões que já foram expostos a uma grande variedade de pessoas e situações de startups – permitindo, assim, que evitem certos obstáculos e acelerem o progresso do seu negócio”. Ou seja, além do dinheiro, eles têm uma capacidade de antever o que tem mais chances de sucesso.

5 – A experiência leva mais longe

Como jovens empreendedores, com pouca experiência de negócio, conseguiram criar empresas gigantes? Segundo a Endeavor, isso acontece porque um pouco de experiência já vale muito. Empreendedores sempre precisam de experiência prévia, mas não muita. Os mais calejados tendem a evitar riscos e deixar de ser flexíveis. O estuda cita o exemplo de Michael Dell, fundador da Dell. Sua experiência prévia fora vender assinaturas de jornais, e não produzir computadores. Mas o simples fato de já ter participado dos processos de negócio de uma empresa lhe deram repertório para agir em seu novo negócio. De acordo com a Endeavor, 78% dos seus empreendedores de maior impacto começaram seus negócios antes dos 31 anos e 58% deles já tinham aberto uma empresa ou passaram pelos negócios da família

Fonte:Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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