4 passos para começar o planejamento de sua empresa para 2013

VHSYS

SÃO PAULO – Faltando poucos dias para a chegada de 2013, alguns empresários ainda não fizeram o planejamento para seu negócio. Para aqueles que deixaram para a última hora, o presidente da Fran System, Batista Gigliotti, afirma que ainda dá tempo para fazer um cronograma detalhado e ter bons resultados futuros.

Confira os quatro passos que podem fazer a diferença e facilitar esse processo:

Onde estamos neste exato momento. Antes de planejar as ações de 2013, é preciso que os empreendedores reflitam sobre qual a real situação de seus negócios. Em que patamar a empresa se encontra atualmente, como o porte da empresa, perfil de clientes, estruturas, etc.

Daqui a 12 meses, onde você quer estar. Ao imaginar ou prever eventuais crises e melhorias do mercado interno, aonde sua empresa quer chegar daqui um ano? Gigliotti ressalta alguns pontos importantes que você deve considerar como a possibilidade de abrir filiais, ter um e-commerce e ampliar atuação no mercado.

Defina metas. Se preciso, busque auxílio externo para seguir o cronograma. ?Lembre-se que atrasar uma meta não significa que seu plano deve ser abortado?, diz o presidente. ?Imprevistos acontecem, sendo assim, esteja preparado para eles, e, se possível, atente-se a isto na hora de elaborar o planejamento?.

Liste suas prioridades. Nem tudo pode ser prioridade em um planejamento. Decida o que é mais estratégico para o seu negócio. Às vezes, ações que potencializarão o faturamento não devem ser prioridade. “Não se esqueça que aumentar o faturamento (e, consequentemente, o trabalho) não adianta nada se a qualidade de seu produto ou serviço for afetada ou tem pouca qualidade. Isso pode significar a perda de clientes e reputação no mercado”, finaliza Gigliotti.

Fonte: Infomoney

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.