Conecte-se ao empreendedorismo

Plano estratégico: como fazer?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Quais é o planejamento estratégico adotado por sua empresa? Não sabe? Então, acompanhe este artigo e confira quais são os modelos de planejamento e qual o mais adequado à sua empresa.

Todo empreendedor deve ter em mente que antes de iniciar qualquer negócio é importante saber qual caminho percorrerá, ou seja, planejar é preciso. Intuitivamente sabemos disso, porém, nem sempre é tão claro como e por onde começar o plano estratégico de uma empresa.

 Para criar um planejamento estratégico eficiente, o primeiro passo é responder a três perguntas básicas:

Onde estamos?

Aonde queremos chegar?

Como faremos?

Tendo em mente essas questões, vem a parte mais importante do trabalho, que deve ser feito em equipe, e consiste do detalhamento das ações. As etapas pode ser definidas da seguinte maneira.

Análise do cenário: nesse momento, você e sua equipe farão um diagnóstico da situação da empresa, internamente e como ela está colocada no mercado.

Defina os objetivos do seu planejamento estratégico!Objetivos: sabendo como a empresa está, é hora de definir os objetivos a serem alcançados. Busquem resultados realistas,  a médio e pequeno prazo.

Estratégias: como alcançar esses objetivos? Se o objetivo for abrir uma filial, é preciso definir de onde virá o capital, se por meio de empréstimo, ou de corte de custos, por exemplo.

Divisão das atividades: nesse momento, é hora de indicar quais as responsabilidades de cada colaborador, bem como de cada grupo.

Análise dos resultados: entendendo que o planejamento é um processo contínuo, lembre-se de realizar avaliações periódicas com sua equipe buscando identificar quais os pontos que devem ser melhorados e quais surtiram os efeitos esperados.

O planejamento estratégico é uma excelente ferramenta para auxiliar a firmação de uma empresa no mercado. Para isso, é preciso contar com uma equipe comprometida, que te ajudará a construir um caminho vitorioso 🙂

Alguma sugestão? Conte aqui para a gente nos comentários!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!