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O que é giro de estoque e como calcular esse índice?

Tempo de Leitura: 6 minutos
Giro de estoque: O que é e como calcular
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O giro de estoque é uma métrica fundamental que toda empresa deve utilizar, pois é o que mostra quantas vezes o estoque de uma empresa é vendido e substituído em um determinado período de tempo.

Com esses dados em mãos, é possível entender os produtos mais lucrativos, as mercadorias que precisam de atenção para acelerar as vendas, os itens que não valem a pena ser mantidos no catálogo da empresa, entre outros.

Sem dúvida alguma, a administração de estoque é essencial, porque a falta de gestão contribui para que sobrem muitas mercadorias (nesse caso, a companhia comprou e gastou mais do que precisava) ou faltem produtos na empresa (o que pode fazer a empresa perder clientes e oportunidades).

Com isso, já foi possível perceber como o giro de estoque é primordial para a sua empresa, certo?!

Então, considerando a sua importância, explicaremos neste post:

  1. O que é giro de estoque?
  2. Porque é importante calcular o giro de estoque?
  3. Como fazer o cálculo do giro de estoque?
  4. Como saber quantos produtos devo ter em estoque?
  5. Como otimizar o giro de estoque?
  6. Sistema que dá mais eficiência para o negócio 

O que é giro de estoque?

Giro de estoque é uma métrica usada para entender o desempenho dos produtos em estoque de uma empresa. A partir dela, é possível entender a qualidade das mercadorias, o andamento das vendas e quantas vezes o estoque é vendido e reposto em um determinado período.

Porque é importante calcular o giro de estoque?

O cálculo do giro de estoque é fundamental para a gestão de qualquer negócio que trabalha com venda de produtos ou utiliza diferentes matérias-primas para prestar serviços. A métrica ajuda a entender os custos e as mudanças necessárias no estoque.

Entre as principais razões da importância de trabalhar com o cálculo do giro de estoque estão:

  1. Tomada de decisão com base em dados: o cálculo do giro de estoque fornece informações precisas sobre o desempenho de cada produto no estoque e nas vendas. Dessa forma, o gestor pode tomar decisões mais embasadas e assertivas sobre as mercadorias, processos de venda, ações de marketing, corte de custos, etc.
  2. Identificação de problemas: calcular o giro de estoque permite identificar rapidamente quais produtos estão encalhados ou com baixa demanda, possibilitando que o gestor tome medidas para reverter essa situação antes que as mercadorias fiquem defasadas no mercado ou atinjam o prazo de validade. 
  3. Ajustes nos processos de vendas: por meio do giro de estoque, é possível identificar quais produtos têm maior saída durante todo o ano ou em épocas específicas e, consequentemente, ajustar os processos de vendas para aproveitar ao máximo essa demanda. Isso pode incluir ajustes nos preços, promoções e campanhas de marketing, por exemplo.
  4. Mudanças no planejamento de compra de produtos com fornecedores: o giro de estoque também ajuda a definir a quantidade de produtos que deve ser comprada de cada fornecedor, evitando compras excessivas ou insuficientes. Isso garante que o estoque esteja sempre abastecido com o necessário e que a empresa não tenha que arcar com custos desnecessários.
  5. Aumento da lucratividade dos produtos: por meio da análise do giro de estoque, é possível identificar quais produtos têm maior rentabilidade e focar na venda dessas mercadorias para acelerar ainda mais as vendas ou rever a precificação devido a alta procura dos itens.
  6. Facilita a gestão de estoque: ao utilizar o giro de estoque nos seus relatórios é possível manter um controle mais preciso e eficiente do estoque, evitando que haja excesso, perda ou falta de produtos. 
  7. Evita perdas: é possível evitar perdas decorrentes de produtos que ficam parados no estoque ou se tornam obsoletos.

Como fazer o cálculo do giro de estoque?

O cálculo do giro de estoque é simples. Basta descobrir a quantidade vendida de um produto, em um determinado período, e dividir pelo número de mercadorias compradas, ou seja, que estavam em estoque no período contabilizado.

Exemplo de cálculo do giro de estoque

Por exemplo, imagine que você é dono de uma cooperativa e, após realizar o controle de recursos, descobriu que a empresa tem um estoque médio de 300 sacas de café, e que foram vendidas 2.400 sacas no ano passado.

Nesse caso, o índice é 2.400 dividido por 300, que equivale a 8 giros no último ano.

Esse raciocínio também vale para quantias em dinheiro. Se uma empresa de cosméticos, por exemplo, mantém um estoque que vale R$ 5.000,00, e o volume de vendas alcançou a marca de R$ 20.000 nos últimos 12 meses, o giro é igual a 4. Isso porque R$ 20.000 dividido por R$ 5.000 equivale a 4 giros de estoque no ano passado.

O que é giro de estoque e como calcular esse índice?

Como saber quantos produtos devo ter em estoque?

A quantidade de produtos que devem ser mantidos em estoque pode variar de acordo com diversos fatores, como o porte do negócio, a demanda do mercado, a sazonalidade, entre outros. No entanto, além de considerar essas características, é possível utilizar o cálculo de estoque mínimo.

Estoque mínimo

O estoque mínimo é a quantidade mínima de produtos que devem ser mantidos em estoque para que o negócio possa funcionar sem interrupções. 

Para calcular o estoque mínimo é preciso multiplicar as vendas de determinado período (por dia, semana, mês, etc.) pelo tempo de reposição. Dessa forma, é possível entender a média das mercadorias e considerar o prazo de produção ou entrega dos fornecedores.

Por exemplo, uma loja de cosméticos vende em média 10 unidades de um sabonete específico por dia. O fornecedor desse produto tem um prazo de entrega de 5 dias úteis. Portanto, para calcular o estoque mínimo desse item, basta multiplicar o consumo médio diário pelo tempo de reposição.

Nesse caso, o cálculo ficaria assim:

  • Estoque mínimo = consumo médio diário x tempo de reposição
  • Estoque mínimo = 10 unidades/dia x 5 dias úteis
  • Estoque mínimo = 50 unidades

Isso significa que, para evitar a falta do produto no estoque durante o tempo de reposição, a loja deve manter pelo menos 50 unidades em estoque. 

Lembrando que esse é o estoque mínimo, por uma questão de logística ou custo benefício o seu negócio pode aumentar esse valor para chegar na quantidade ideal de estoque.

Como otimizar o giro de estoque?

Nenhum gestor gosta de ver produtos parados por muito tempo no estoque. O problema é que, muitas vezes, os empreendedores demoram a perceber por conta própria quais mercadorias estão há muito tempo no estoque ou com baixa saída.

Por essa razão, é imprescindível conferir o giro de estoque semanal ou mensalmente.

Categorize as mercadorias

A primeira estratégia para otimizar o estoque é categorizar as mercadorias. Para isso, uma técnica interessante é utilizar a curva ABC para organizar os seus produtos de acordo com a venda e relevância de cada um. 

  1. Os produtos de categoria A são aqueles com maior giro de estoque, ou seja, os que mais vendem. 
  2. Os itens B da curva são importantes, mas não tanto quanto os do grupo A.
  3. Já os produtos de categoria C são os que têm menor giro de estoque, ou seja, aqueles que ficam parados por mais tempo.

Com essa categorização, você pode focar nos produtos que realmente valem a pena investir, reavaliar os itens da curva C, fazer promoções, criar kits para impulsionar as vendas de mais produtos, etc.

Faça a gestão do inventário

Fazer a gestão do inventário permite ter um controle rigoroso das entradas e saídas de produtos, monitorar as vendas e controlar os custos de estoque, além de estabelecer processos eficientes para a reposição de mercadorias. 

Conheça a sazonalidade do negócio

É importante conhecer a sazonalidade dos produtos vendidos pela sua empresa, pois isso impacta diretamente na análise do giro de estoque.

Algumas mercadorias têm maior demanda em determinadas épocas do ano, como por exemplo, mochilas escolares, protetor solar no verão, guarda-chuvas, enfeites natalinos, entre outros que variam conforme cada segmento de negócio. 

Compreender essas variações na demanda é essencial para evitar erros nas análises de estoque, reduzir excessos ou faltas de estoque, e garantir a satisfação do cliente e o sucesso das vendas durante todo o ano.

Faça avaliações frequentes

As análises frequentes do giro de estoque permitem identificar quais produtos estão vendendo mais rapidamente e quais estão parados. Essas informações são primordiais para guiar estratégias de vendas, marketing e financeiras.

Use sistemas automatizados

É essencial contar um sistema de gestão que tenha controle de estoque para automatizar tarefas como inventário, relatórios de estoque, histórico de vendas, entre outros. Dessa forma, é possível agilizar processos e reduzir erros manuais.

É ideal também evitar o excel, pois planilhas podem facilmente gerar erros nas informações, atrasar os processos e prejudicar diversos setores da empresa, principalmente o estoque.

Tenha estratégias de rotatividade

Promoções, descontos e outras estratégias de rotatividade de estoque podem ser uma ótima maneira de incentivar a venda de produtos que estão com baixo giro ou então acelerar ainda mais a venda das mercadorias que estão em alta. 

Oferecer descontos em produtos que estão parados no estoque pode ajudar a aumentar as vendas.

Criar kits para unir os produtos mais vendidos com os que têm baixa rotatividade também é uma ótima forma de fazer o estoque girar.

O lançamento de novos produtos também pode ser um insight após analisar o giro de estoque, é uma estratégia para manter o interesse dos clientes pela sua loja e motivar novas compras.

É importante planejar essas e outras estratégias com antecedência e monitorar os resultados para entender o que funciona para o seu negócio!

Sistema ERP que dá mais eficiência para o negócio

Se você está em busca de uma ferramenta completa que possa ajudar na gestão do seu negócio de diversas formas, incluindo o controle de estoque, você precisa conhecer o sistema vhsys! 

Com ele, é possível automatizar processos, emitir relatórios completos em poucos cliques, fazer inventário, configurar alarmes para quantidade mínima e máxima de produtos, acompanhar em tempo real os dados das vendas, entre muitos outros benefícios.

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O que é giro de estoque e como calcular esse índice?
Keila Boganika

Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR e pós-graduada em Marketing Digital, já passou por agências, e-commerce e empresas SaaS. Entusiasta a estudar sobre negócios e tecnologia, produz conteúdo para empreendedores e gestores que desejam aprender mais sobre como organizar, automatizar e ampliar a operação das suas empresas.

3 respostas

    1. Olá Emerson, tudo certo?
      Espero que a nossa equipe tenha conseguido resolver sua dúvida. Qualquer coisa, entre em contato para que nossos consultores te ajudem! 🙂

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